O bairro do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, agora abriga o primeiro Centro Expedicionário e Turístico da Sociedade Geográfica Russa (SGR) no Brasil. A unidade foi inaugurada nesta sexta-feira (11), na sede da Fundação Aleixo Belov, e marca o início de uma série de ações voltadas ao intercâmbio cultural, científico e turístico entre Brasil e Rússia.
Instalado na fundação criada pelo navegador e engenheiro Aleixo Belov, o centro integra um projeto internacional da SGR que começou em 2024, com foco em promover atividades turísticas, científicas e educacionais fora da Rússia. A proposta é fomentar rotas de expedição conjuntas e iniciativas que fortaleçam a cooperação internacional. Os visitantes poderão apreciar exposições exclusivas, como os trabalhos finalistas do concurso fotográfico “O País Mais Bonito” e mapas raros do Arquivo Científico da SGR, situado em São Petersburgo.
Andrei Petrov, cônsul-geral da Federação Russa no Rio de Janeiro, destacou que a abertura do Centro representa um passo significativo no fortalecimento das relações bilaterais entre Rússia e Brasil, além de contribuir para a cooperação dentro do bloco BRICS. Já Artyom Manukyan, vice-presidente da SGR, ressaltou que a iniciativa permitirá uma interação de longo prazo e a organização de expedições conjuntas.
“Meu pai era russo, sou um velho amigo da Rússia e venho desenvolvendo projetos e expedições em parceria com o país. Aqui em Salvador, há dois locais simbólicos — o Museu do Mar e a Fundação Aleixo Belov, no centro da cidade. Agora, é uma grande honra para mim inaugurar o primeiro Centro Expedicionário e Turístico da SGR fora da Rússia, que começa suas atividades com uma viagem de volta ao mundo. Fico feliz em compartilhá-la com meu amigo, experiente velejador e explorador global, representante da SGR em Omsk, Sergey Shcherbakov”, destacou Aleixo Belov, navegador, engenheiro, escritor e fundador da Fundação Aleixo Belov.
Entre os destaques da programação de inauguração, está o lançamento da expedição internacional em veleiro “Irmandade — 2025–2026”, que celebrará os 180 anos da Sociedade Geográfica Russa e os 200 anos das relações diplomáticas entre Rússia e Brasil. A expedição, com uma tripulação russo-brasileira, partirá do porto de Salvador em 12 de abril de 2025, com duração estimada de um ano.
A inauguração do centro e o início da expedição marcam uma nova fase na cooperação internacional, sublinhando a importância do diálogo entre culturas e a exploração conjunta de locais naturais únicos do nosso planeta.
Crédito: Ádamo Melo