O cantor e compositor Luiz Caldas será homenageado no próximo dia 31 de outubro, em Salvador, durante o XX Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais (CBPM). O artista receberá o Prêmio Almir Britto, concedido pela Associação dos Procuradores Municipais de Salvador (APMS), em reconhecimento à sua contribuição para a música e à identidade cultural da Bahia.
Nesta edição especial, o troféu celebra a força transformadora da arte e os 40 anos da Axé Music, movimento que projetou a Bahia no cenário nacional e internacional. A programação do congresso também marcará a data com o painel “Axé Music: a voz da Bahia que conquistou o Brasil – a criação de uma cultura universal a partir da inovação local”, com participação do jurista e professor Fredie Didier.
O evento, promovido pela APMS e pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), com apoio da Procuradoria Geral do Município do Salvador (PGMS), será realizado entre 28 e 31 de outubro, reunindo cerca de mil participantes de todo o país. Com o tema “Procuradoria Municipal e governança pública: inovação, equidade e sustentabilidade no século XXI”, o congresso contará com participação da ministra Cármen Lúcia (STF), da ministra Vera Lúcia Santana (TSE) e do advogado-geral da União, Jorge Messias, possível indicado pelo presidente lula ao STF na vaga do ministro Luis Roberto Barroso, que pediu aposentadoria.
Caldas foi o inventor do ritmo que misturava o pop com reggae, toques caribenhos, ijexá, frevo e samba, resultando em um som batizado de “Deboche” — ou “Fricote” — que evoluiu para o estilo consagrado no carnaval baiano. Dessa mistura original nasceu o gênero que mais tarde seria reconhecido como a Axé Music.


