Uma pesquisa recente realizada pelas consultorias GlobeScan e Ashoka revelou que 91% dos trabalhadores brasileiros se sentem mais motivados quando suas empresas demonstram responsabilidade social e ambiental. O estudo, que entrevistou 8.613 funcionários de grandes empresas em 31 países, destaca uma desconexão significativa entre o discurso corporativo sobre sustentabilidade e as práticas efetivas adotadas pelas organizações.
Globalmente, 74% dos participantes identificaram inconsistências entre as declarações de responsabilidade socioambiental de suas empresas e suas ações práticas. No Brasil, esse percentual é ainda mais elevado, indicando uma necessidade urgente de alinhamento entre as metas declaradas e as práticas corporativas.
O estudo também identificou os principais obstáculos enfrentados pelos funcionários ao tentar implementar mudanças estruturais nas companhias, incluindo hierarquias rígidas, falta de tempo e restrições orçamentárias. Por outro lado, uma cultura organizacional de apoio, que promove autonomia, valoriza novas ideias e incentiva o trabalho em equipe, foi apontada como um facilitador essencial para a promoção de práticas sustentáveis. (Com informações da Exame)
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