Oito em cada dez brasileiros pensam em planejar a vida financeira. A constatação é da pesquisa Percepção dos Brasileiros Sobre Proteção e Planejamento, encomendada pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) ao Datafolha.
O levantamento ouviu mais de 1.900 pessoas ao longo de setembro deste ano. Entre os entrevistados, 76% afirmaram ter metas, sendo que 51% planejam seus objetivos para os próximos dez anos.
Quase metade dos participantes (45%) indicou que a maior dificuldade para se planejar financeiramente é cortar gastos. Além disso, 42% apontaram a falta de renda para poupar como outro obstáculo significativo.
Pela primeira vez, o estudo investigou a relação dos brasileiros com itens considerados “supérfluos”. Entre os respondentes, 46% disseram não possuir gastos desse tipo e, por isso, afirmaram não ter de onde reduzir custos. No entanto, quando o foco se volta para jogos de azar ou apostas on-line, 25% revelaram ter o hábito de participar, e 10% consideraram essa despesa mais importante do que a contratação de um seguro de vida.