A Petrobras informou que a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), instalada no Polo Industrial de Camaçari, está na etapa final de manutenção e deve voltar a operar em janeiro de 2026. A unidade está fechada desde 2018, quando teve as atividades interrompidas após a estatal apontar dificuldades financeiras. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19), em comunicado oficial.
O encerramento das operações, há sete anos, resultou na perda de mais de 700 postos de trabalho e teve impacto direto na economia local. Agora, a expectativa é de que a retomada da produção volte a movimentar o setor industrial da região. O processo de comissionamento da planta já está em andamento, com equipes técnicas realizando ajustes em sistemas essenciais, como nitrogênio, ar comprimido e água de refrigeração, etapa necessária para os testes dos equipamentos.
Para garantir o abastecimento de gás natural — insumo central na produção de amônia e ureia — a Petrobras e a Bahiagás firmaram, na semana passada, um contrato para o transporte de gás canalizado até a fábrica. O acordo prevê o envio diário de 1,2 milhão de metros cúbicos por meio de dutos.
“A retomada da produção de fertilizantes na Fafen contribuirá para recuperar a capacidade nacional de insumos estratégicos para o agronegócio, ampliando o portfólio da Petrobras e garantindo uma alternativa rentável para o consumo do gás natural produzido no Brasil”, afirma William França, diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras.
Foto: Daniel Silva Ferreira/Agência Petrobras
Com investimento de R$ 20 milhões, a dáSim inaugurou nesta sexta-feira (30) sua nova unidade industrial em Dias d’Ávila, fortalecendo o polo produtivo da Região Metropolitana de Salvador. A fábrica inicia as atividades...


