A Paulo Darzé Galeria, com mais de 40 anos de atuação no mercado de arte, participa mais uma vez da SP-Arte Rotas, evento que acontece de 27 a 31 de agosto na ARCA, em São Paulo. Presente em todas as edições, a galeria reafirma seu compromisso de destacar o trabalho de artistas baianos no circuito nacional.

No stand B04, será apresentado um diálogo entre Goya Lopes e Nádia Taquary. Goya, pioneira na construção de uma estética afro-brasileira feminina, traz obras em serigrafia, tinta acrílica e estamparia, com referências à ancestralidade e símbolos ligados à força da mulher negra. Nádia, que também integra a Bienal de São Paulo em 2025, exibe esculturas elaboradas com búzios, miçangas, tecidos e metais, evocando joias de crioula, balangandãs e objetos rituais em chave contemporânea.

Já no stand A05, a individual de Almir Lemos, artista de Maragogipinho, no Recôncavo Baiano, apresenta a série Orixás, composta por esculturas em cerâmica que homenageiam divindades como Oxalufã, Iansã, Xangô, Iemanjá, Ogum, Obaluaê, Oxum, Nanã e Exu. O trabalho do artista atualiza uma tradição centenária da cerâmica local e valoriza o barro como matéria de memória e invenção.
Obra de Nadia Taquary (Crédito: divulgação)


