O papa Francisco, de 88 anos, fez neste domingo (23) sua primeira aparição pública após mais de um mês de internação. Ele apareceu na janela do Hospital Gemelli, em Roma, onde segue em recuperação, para abençoar os fiéis que estavam em frente ao local. “Obrigada a todos”, disse. “Estou vendo a senhora com flores amarelas, ela é ótima”, brincou. Ele recebeu alta e já retornou ao Vaticano.
Sua aparição ocorreu logo após o final do Angelus, oração que Francisco não conduz desde 9 de fevereiro. O pontífice estava internado desde o dia 14 do mesmo mês. Sua ausência prolongada aumentou preocupações sobre seu estado de saúde, principalmente com a proximidade da Semana Santa.
Durante a breve fala, o papa agradeceu a dedicação dos médicos e profissionais que vêm cuidando de sua saúde e mencionou a retomada dos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza.
Francisco precisará se submeter a um período de recuperação de pelo menos dois meses na residência papal e não poderá ter contato com muitas pessoas para evitar contrair uma virose. Ele também receberá oxigênio e continuará recebendo as terapias para recuperar sua autonomia vocal.