Marrom é o novo preto. Especificamente, o Mocha Mousse. Se a tendência já era percebida nas lojas e passarelas, a Pantone coroou a tonalidade ao nomeá-la Cor do Ano de 2025. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5), após dias de expectativa e contagem regressiva nas redes sociais.
Elegante e refinado, o tom terroso de código 17-1230 instiga os sentidos: remetendo ao prazer do café e à cremosidade do chocolate, responde ao nosso desejo por conforto.
Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, define a cor como “sofisticada e exuberante, e ao mesmo tempo um clássico despretensioso”.
“Sustentado por nosso desejo pelos prazeres do dia a dia, PANTONE 17-1230 Mocha Mousse expressa um nível de indulgência cuidadosa”, declarou. “(…) estende nossas percepções dos marrons de cores humildes e sensíveis para [tons] aspiracionais e luxuosos”.
A Pantone elege uma Cor do Ano desde 2000, quando nomeou o Azul Cerúleo. A escolha influencia designers de interiores, móveis, cosméticos e, claro, figurinos de grifes. Demonstrando a tendência dos tons terrosos, Mocha Mousse estampou as passarelas muitas vezes este ano, marcando presença em desfiles de marcas como Gucci, Chloé, Stella McCartney e Apartamento 03. É o primeiro tom de marrom a receber o título de Cor do Ano em uma década, desde o Marsala 18-1438 de 2015, com suas raízes marrom-avermelhadas.
“Para a Cor do Ano de 2025, buscamos a suavidade de um tom marrom cuja riqueza inerente e calor sensorial reconfortante se estendem ainda mais ao nosso desejo de conforto e à indulgência de prazeres simples que podemos presentear e compartilhar com os outros”, explicou Laurie Pressman, vice-presidente do instituto, sobre a escolha.
Confira as dez últimas cores do ano da Pantone:
• 2024: Peach Fuzz 13-1023, tom cálido de pêssego definido pela Pantone como “gentil e aveludado”.
• 2023: Viva Magenta 18-1750, vermelho forte e vibrante inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais.
• 2022: Very Peri 17-3938, tom entre o violeta e o azul, escolhido como símbolo de um momento de transformação no ápice do período pandêmico. É o tom de azul mais “feliz e quente”, segundo a Pantone.
• 2021: Illuminating 13-0647 e Ultimate Gray 17-5104, um amarelo claro e animador e um cinza emblemático e sólido. A combinação “salienta como elementos diferentes se encontram para apoiar uns aos outros”.
• 2020: Classic Blue 19-4052, tom profundo de azul que remete ao céu do entardecer. Estável, instiga paz e tranquilidade.
• 2019: Living Coral 16-1546, coral com tons de dourado, vibrante e suave, representando a fusão da vida moderna e a familiaridade do tom encontrado na natureza.
• 2018: Ultra Violet 18-3838, tom profundo de roxo que simboliza experimentação e não conformidade. Comunica originalidade e pensamento visionário.
• 2017: Greenery 15-0343, cor vibrante e refrescante que remete aos primeiros dias de primavera. É uma ode à natureza, sinalizando a necessidade de respirar fundo, oxigenar e se revigorar.
• 2016: Rose Quartz 13-1520 e Serenity 15-3919, primeira vez em que duas cores foram escolhidas para ilustrar o ano. A união reflete equilíbrio, conexão, bem-estar e paz.
• 2015: Marsala 18-1438, vermelho profundo com naturalidade terrosa. Dramático e sofisticado, é versátil e se adapta tanto a homens quanto a mulheres.