A ONU, em relatórios divulgados recentemente, mostrou alguns dados interessantes sobre a percepção de felicidade. De acordo com essas pesquisas, a Finlândia é o país mais feliz do mundo. Em seguida na lista, Dinamarca, Islândia, Suécia e Países Baixos. Os Estados Unidos, destino preferido de turistas de todo o planeta, aparece na posição 24.
Além da ONU, instituições como a Henley & Partners também produzem dados que reportam esses parâmetros de felicidade, inteligência e riqueza. Berlim, por exemplo, aparece em quinto lugar como cidade inteligente, e também está em outra lista – a de equilíbrio entre vida particular e emprego, figurando no top 10 desta.
Quanto às cidades mais inteligentes, o IESE Cities in Motion Index de 2025 avaliou 183 delas em 92 países, baseado em nove recortes: desempenho econômico, tecnologia, meio ambiente, perfil internacional, qualidade do capital humano, governança, planejamento urbano, mobilidade e coesão social.
Londres é a primeira colocada; após a capital da Inglaterra, vem Nova Iorque, seguida por Paris e Tóquio. A liderança de Londres dá-se por seu capital humano e perfil internacional. Porém, no item meio ambiente, por exemplo, aparece em uma posição bem abaixo (34).
Já os lugares mais ricos trazem nomes como Nova York, que lidera a lista, com quase 400 mil milionários e 66 bilionários. A valiosa região da Baía de São Francisco aparece em segundo lugar, e nas outras posições vêm Tóquio, Singapura e Los Angeles.
Finlândia é o país mais feliz do mundo. Crédito: divulgação