O Olodum vai desfilar pelo Carnaval de Salvador 2026 reafirmando sua centralidade estética, simbólica e histórica na maior festa de rua do mundo. Neste ano, o bloco leva para a avenida o tema “Máscaras Africanas – Magia e Beleza”, um convite à reflexão sobre ancestralidade, identidade e potência cultural. Antes mesmo de chegar na avenida, o Olodum decidiu entregar um aperitivo do que será a festa e anunciou ensaio geral no Pelourinho, na noite de terça-feira (10).
Com o enredo de 2026, o Olodum renova sua capacidade de dialogar com o passado e o presente, reafirmando-se como uma das expressões mais consistentes da cultura afro-baiana no Carnaval de Salvador. A programação do grupo se estende por diferentes circuitos da cidade.
Na sexta-feira (13), o Olodum inicia sua trajetória no Circuito Batatinha (Pelourinho). A concentração está marcada para às 16h, com saída às 17h, reunindo percussão, canto, dança e alas temáticas que apresentam o enredo do ano. Ainda na sexta, o bloco realiza desfile gratuito no Circuito Osmar (Campo Grande), com saída às 21h.
No domingo (15), o Olodum ocupa o Circuito Dodô (Barra–Ondina). A saída é prevista para às 15h, em um dos momentos mais concorridos da programação. O encerramento da participação do bloco ocorre na terça-feira (17), novamente no Circuito Osmar, no Campo Grande.
Foto: Magali Moraes/Divulgação
O Camarote Viva Bahia se antecipou ao Carnaval e fez sua estreia no último sábado durante a passagem do Furdunço, repetindo a festa no domingo durante o cortejo do Fuzuê. O espaço, exclusivo...


