Uma trajetória que ganha as telas. Em seu aniversário número 46, o Olodum foi homenageado com o documentário “Olódùmarè, o Ser Supremo – Raízes e Origens”, dirigido por Dody Só e rodado no Parque São Bartolomeu, no bairro de Pirajá. A estreia acontece hoje, às 19h, na Casa do Olodum, no Pelourinho.
O elenco traz grandes nomes representativos da cultura afro-baiana, como Clarindo Silva (Olódùmarè), Rai Alves (Oxalá), Negra Jhô (Olokum) e Clyde Morgan (Agemo). O enredo do curta fala sobre o mito da criação, advindo do sopro divino de Olódùmarè, além dos desafios enfrentados por Oxalá na formação do mundo.
O diretor relata que a ideia de produzir a obra surgiu de uma proposta feita por Marcelo Gentil, presidente do Olodum, que gostaria de ver retratado em película o tema do Carnaval deste ano levado para rua pelo Olodum.
Dody conta que foi uma proposta cultural irrecusável. “Aceitei na hora, porque adoro desafios. A partir do texto que ele me entregou, criei o roteiro e decidimos, junto com a produção do Olodum, realizar esse filme. O maior desafio foi aproximar o público dessa narrativa mítica e, ao mesmo tempo, identificar quem daria vida a essas figuras tão simbólicas”, disse o cineasta.