Estreando na Bahia, Ocupação Bori: o filme, de Ayrson Heráclito, será exibida no Museu de Arte Contemporânea, na Graça, a partir desta sexta-feira (21), às 18h. A mostra contempla o registro audiovisual Irawo Bori – Oferenda para Cabeça Cósmica, criado a partir da performance do artista baiano apresentada em 2022 na Pinacoteca de São Paulo, com trilha sonora de Tiganá Santana, além de uma série de 12 fotografias da coleção do museu e uma foto da performance.
No sábado (22), às 17h, acontecerá um bate-papo com Lula Buarque de Hollanda, diretor do projeto, Thaís Darzé, da Paulo Darzé Galeria, e Daiane Silva, diretora do Audiovisual da FUNCEB. O filme terá exibição contínua das 10h às 20h no sábado e no domingo (23). A ocupação chega a Salvador após passar pelo Museu de Arte do Rio, pela Pinacoteca de São Paulo e por cidades como Nova York e Madri.
O artista também está em exibição na Simões de Assis, galeria em Curitiba, Paraná, e no El Museo del Barrio, em Nova York, em mostras que provocam diálogos entre sua arte e a de Mestre Didi e Emanoel Araújo, fortemente fincadas na história e nas culturas afro-brasileiras.
Crédito: divulgação