Nuuk, capital da Groenlândia, está, mais do que nunca, conectada ao resto do mundo. O país insular e ártico inaugurou, nesta quinta-feira (28) o novo aeroporto internacional, com capacidade para atender cerca de 800 passageiros por hora. O “Nuuk International Airport” marca uma nova etapa na conexão da Groenlândia com o mundo, pois permitirá, pela primeira vez, voos diretos para o país.
Quem desejava ir à Groenlândia, precisava desembarcar em cidades do interior do país, como Kangerlussuaq, ao norte, ou Narsarsuaq, ao sul, antigas bases militares durante a 2ª Guerra Mundial. A expectativa, com o novo aeroporto, é que o turismo no país, que recebe, anualmente, cerca de 130 mil visitantes, cresça em escala exponencial. Além da exportação de produtos marinhos e mineração.
“Esse aeroporto não é apenas sobre viagens, mas sobre construir uma infraestrutura que irá nos trazer crescimento econômico,redução de custos de viagens e abertura de novas oportunidades comerciais”, declarou Jens Lauridsen, o CEO da Greenland Airports, à Internacional Airport Review.
Banhada pelos oceanos Glacial Ártico e Atlântico Norte, a Groenlândia é uma região autônoma da Dinamarca desde 1979. O país é considerado a maior ilha do mundo, com 44 mil km² de linha costeira e cerca de 60 mil habitantes.