O Festival de Cannes começa nesta terça (13) com uma grata surpresa – “Nó”, filme de estreia da cineasta e estudante da UFBA Midi Alves, foi selecionado para ser exibido na mostra, que acontece até o dia 24 de maio. A escolha faz parte do destaque que o cinema nacional terá no festival este ano – Brasil é o país homenageado nesta edição de 2025.
Midi é aluna do bacharelado interdisciplinar de Artes da universidade baiana, e a película foi realizada com o apoio da pró-reitoria de Extensão (Proext) da instituição. A cineasta fala da importância da projeção do curta-metragem no exterior. “Trata-se de uma rara e valiosa oportunidade de dar visibilidade ao cinema negro brasileiro no exterior, especialmente por meio das narrativas que vêm sendo construídas pelas novas gerações de realizadores”, declarou.
A diretora explica que “Nó” chegou a Cannes através da parceria entre os festivais Zózimo Bulbul de cinema negro (RJ) e o Madagascourt, realizado na ilha africana de Madagascar. Essa visibilidade fez com que a obra fosse selecionada para a exibição no festival mais famoso de cinema do mundo, que, em todas as suas edições, destaca e celebra obras de apelo artístico e autorais.
“Nó” marca a estreia da cineasta e será exibido em Cannes. Crédito: Luiza Bonfim