O período de férias escolares, que vai até fevereiro, não precisa ser uma época de menos aprendizado para crianças. Museus e equipamentos culturais em Salvador oferecem programações voltadas ao público infantil, com oficinas artísticas, contação de histórias e visitas guiadas às exposições. Confira opções que misturam arte e educação na capital baiana:
Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC)
Localizado na Rua da Graça, o MAC completou um ano recentemente, apresentando uma nova proposta de acervo e exposições. O programa educativo infantil promove oficinas semanais de pintura, desenho e até aulas de circo, além de visitas guiadas. Aos domingos, a partir das 17h, estão sendo realizadas atividades voltadas para as famílias. A programação é divulgada nas redes sociais da instituição (@mac_bahia). As visitas mediadas podem ser agendadas através do email: educativoflorinda@gmail.com, mas também acontecem de forma espontânea, sem idade mínima.
O Educativo Florinda, responsável pela exposição Dona Fulô e Outras Joias Negras, em exibição no museu, afirma que o projeto educacional do espaço sempre leva em consideração a faixa etária do visitante, adequando as temáticas e linguagens ao público prioritário das atividades. “Quando se trata de crianças, compreendemos que garantir uma experiência agradável que desperte o interesse para o retorno favorecendo a criação do hábito, é o mais importante. Sobretudo, quando sabemos ser a primeira visita a um espaço museal. Acreditamos que encantar é a chave”, ressaltou, em nota.
Casa das Histórias de Salvador
Primeiro centro de interpretação do patrimônio de Salvador, a Casa das Histórias une educação e cultura com seu programa educativo. Com eixos temáticos que mudam mensalmente, o espaço promove visitas guiadas voltadas ao público infantil, incluindo mediações em libras. No mês de dezembro, o tema foi “Quem movimenta a cidade”. A casa também desenvolve o Projeto Sòró, que oferece contação de histórias para crianças. Algumas atividades requerem agendamento, que pode ser realizado via Instagram (@casadashistoriasdesalvador).
Casa do Rio Vermelho
O Memorial de Jorge Amado e Zélia Gattai, situado na Rua Alagoinhas, 33, explora o universo literário e lúdico para envolver o público infantil. A programação educativa de janeiro inclui passeios pelo bosque de 1,5 mil m², oficinas de desenho, caça à coleção de sapos de louça de Jorge e pescaria no lago. Em caso de visitas em grupo, é necessário agendamento prévio, disponível via Instagram (@casadoriovermelho).
Foto: Governo da Bahia/divulgação