Entre os dias 12 e 18 de maio, será celebrada a 23ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em homenagem ao Dia Internacional dos Museus. Em Salvador, diversos espaços terão atividades especiais, como o Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, o Museu Geológico. Já o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e o Museu de Arte da Bahia (MAB), separaram atividades até este domingo (11). Confira a programação:
Museu Carlos e Margarida Costa Pinto
De 12 a 16 de maio, o museu promove visitas mediadas especiais, das 14h30 às 17h. Já entre os dias 13 e 18, estará no ar a exposição virtual Memórias do Museu. No dia 14, será lançada a campanha #MinhaMemóriaNoMCMCP, incentivando o público a compartilhar lembranças ligadas ao espaço. No dia 15, das 15h às 17h, acontece a mesa-redonda “Registrando a história do MCMCP por seus funcionários”. Encerrando a programação, no dia 16, às 20h, será realizada no Instagram a live “Colecionadores e Coleções”, com participação do Museu do Ouro.
Museu Geológico da Bahia
Entre os dias 12 e 16, o museu amplia seu horário de funcionamento, das 10h às 18h, abrindo excepcionalmente na segunda-feira (12). A programação inclui palestras sobre tectônica de placas, mudanças climáticas e terremotos no Brasil, além de uma oficina interativa sobre meteoritos. De 13 a 16 de maio, ocorrem visitas pedagógicas agendadas nos turnos da manhã e da tarde. Mais informações estão disponíveis no Instagram: @museugeologicodabahia.
Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC)
No bairro da Graça, o MAC realiza, no sábado (10), às 14h, a oficina infantil “Tecendo Memórias”, e no domingo (11), às 16h, o projeto “Amanhecer no MAC”, com aula de circo para crianças. O público também pode visitar as exposições “Objeto (In)Comum”, no casarão histórico, e “Barroco, Mesmo” de Sonia Gomes.
Museu de Arte da Bahia (MAB)
No Corredor da Vitória, o MAB apresenta as exposições “Carybé e o Povo da Bahia”, “Josiltom Tonm: Natureza Instantes” e “Vitória – Um Corredor de Histórias”. A programação inclui a Feira Agroecológica, na quinta-feira (8), às 8h, e uma homenagem às mães servidoras da Funceb, às 15h30. Na sexta-feira (9), às 19h, o projeto EMUS no MAB traz o Madrigal da UFBA. No fim de semana, a peça infantojuvenil “Casa Barriga” será apresentada no sábado (10) e no domingo (11), às 17h.
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)
No sábado (10), o Galpão das Oficinas recebe, a partir das 9h, a Oficina de Desenho de Observação com Olga Gomez e o projeto de extensão “Ensino de Artes Visuais e Decolonialidade”, da UFBA. Às 13h30, ocorre a Oficina de Pintura Realista com Paula Mileni, parte da programação de oficinas do MAM até agosto. Além das exposições “Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi”, “Linha do Tempo do MAM” e “OKÒTÒ: Espiral da Evolução”, de Goya Lopes.
Exposição de Goya Lopes no MAM (crédito: Naiade Bianchi)