Autor de livros como O fascismo da cor e Pensar Nagô, o sociólogo e jornalista Muniz Sodré receberá nesta quinta-feira (14) a Comenda Ubiratan Castro por sua contribuição à cultura. A cerimônia, aberta ao público, ocorrerá na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, no bairro do Canela, às 9h. Na ocasião, o intelectual também fará uma palestra e será homenageado pela presidenta em exercício da Apub, professora Clarissa Paradis (UNILAB), e pelo Diretor Acadêmico da Apub, professor Ponciano de Carvalho (UFBA).
Imortal da Academia Baiana de Letras, Muniz Sodré nasceu em São Gonçalo dos Campos, na Bahia, e é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador nas áreas de comunicação e jornalismo, com quase cem livros e artigos publicados, incluindo obras de ficção e romances. Sodré também é Doutor Honoris Causa pela UFBA.
A comenda leva o nome do historiador Ubiratan Castro, um dos fundadores do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), ex-diretor da Fundação Pedro Calmon e ex-presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunidades Negras de Salvador. Castro também foi imortal da Academia Baiana de Letras, ocupando a cadeira 33, a mesma assumida posteriormente por Muniz Sodré.
Foto: divulgação
Por Ian Reis