A CAIXA Cultural Salvador recebe pela primeira vez a exposição Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo-Tocantins, que propõe uma imersão nos ritmos e na cultura popular da Amazônia. A mostra gratuita traz fotografias, instrumentos, discos e artefatos que contam a história do músico Mestre Cupijó e sua influência na difusão de sonoridades tradicionais como o siriá, o banguê e o samba de cacete.
Reconhecido por levar os ritmos do Baixo-Tocantins a novos públicos em todo o país, Mestre Cupijó é homenageado nesta exposição que une tradição e tecnologia. A cenografia assinada pelo artista Luan Rodrigues (Kambô Art) utiliza recursos de realidade aumentada para ampliar a experiência do visitante, destacando também a importância da preservação ambiental e cultural da região amazônica.
Além da visitação à mostra, a programação oferece uma Oficina de Percussão Amazônica com o percussionista Rafael Barros, marcada para o dia 11 de abril, às 15h. A atividade é gratuita e propõe uma vivência prática nos ritmos que marcaram a trajetória de Mestre Cupijó.
O público também poderá conferir a potência sonora da banda Baile do Mestre Cupijó, que realiza uma série de apresentações entre os dias 10 e 13 de abril, também na CAIXA Cultural Salvador. Com entrada gratuita, os shows celebram o legado musical do artista paraense em clima de festa e resistência cultural.
Serviço
Exposição Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo-Tocantins
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro
Visitação: durante toda a programação do evento
Entrada gratuita
Oficina de Percussão Amazônica
Data: 11 de abril de 2025
Horário: 15h
Com o percussionista Rafael Barros
Gratuita (inscrições no local, por ordem de chegada)
Shows da banda Baile do Mestre Cupijó
Datas: de 10 a 13 de abril de 2025
Local: CAIXA Cultural Salvador
Entrada gratuita
Banda Baile do Mestre Cupijó (crédito: Lilis Moreira)