A segunda temporada da série “Memórias do Brasil” estreia na próxima segunda-feira (05), às 20h, no canal Prime Box Brazil. Focada em mulheres brasileiras que se destacaram em suas áreas de atuação, a produção de oito episódios da Têm Dendê Produções apresenta nomes como a atriz Léa Garcia e as cantoras Dona Odete de Matos e Teuda Bara.
A série apresenta relatos de vida que combinam resistência, relevância social e reconhecimento tanto no Brasil quanto internacionalmente, com depoimentos inéditos, arquivos pessoais e registros históricos. Entre as entrevistadas da nova temporada estão as atrizes Zezita de Matos e Teúda Bara, a cenógrafa Kika Lopes, a pianista e escritora Jocy de Oliveira, a ativista Miriam Alves e a ceramista e escultora Kimi Nii.
“Decidimos mergulhar em uma temporada com mulheres de diferentes áreas da cultura brasileira. Foi uma experiência ímpar e diversa. Nossa perspectiva com ‘Memórias do Brasil’ é contar essas biografias a partir do que essas personalidades escolhem destacar de suas vidas”, explica a diretora Vânia Lima.
O primeiro episódio apresenta uma das últimas entrevistas de Léa Garcia, que ganhou projeção internacional ao atuar em Orfeu Negro (1959), filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e se tornou uma das primeiras atrizes negras do Brasil a conquistar reconhecimento internacional.
Com episódios de 45 minutos, a série busca aproximar essas mulheres das gerações mais jovens e do grande público, reforçando a importância de homenagear quem ajudou a moldar a identidade cultural do Brasil e continua a inspirar a arte e a sociedade. O tom íntimo e respeitoso faz de “Memórias do Brasil” uma homenagem significativa a essas trajetórias.
Ao celebrar essas histórias, “Memórias do Brasil” e Prime Box Brazil reafirmam seu compromisso com a preservação da memória cultural do país e o reconhecimento de mulheres que, com talento e coragem, transformaram o cenário artístico nacional. Mais que um registro documental, a série é um tributo à força criativa feminina e um convite à reflexão sobre o papel da arte na construção de identidades, resistências e afetos que atravessam gerações.
Uma das últimas entrevistas de Léa Garcia pode ser vista no primeiro episódio da série (crédito: divulgação)