O presidente da França, Emmanuel Macron, participou nesta quarta-feira (5) da abertura oficial do Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador. O evento marca o início da Temporada França–Brasil 2025 e tem como propósito aproximar três continentes — América do Sul, Europa e África — por meio da arte, da cultura e da reflexão sobre o futuro.
Em sua primeira visita à Bahia, Macron exaltou o papel da cultura como elo entre os povos. “Agradeço o acolhimento caloroso dos baianos. A parceria construída com o presidente Lula se reflete também nas discussões que este fórum vai promover. Desejo que os jovens aqui presentes continuem as conversas sobre o futuro do mundo, com criação e inovação”, afirmou o presidente, após visitar a exposição “O Avesso do Tempo”, do artista franco-beninense Roméo Mivekannin, que integra a programação do festival.



Além das exposições, o festival apresenta o Fórum Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África – Nossos Lugares em Partilha, que reúne 300 jovens e pensadores de destaque, como Achille Mbembé, Denise Ferreira da Silva, Erika Hilton, Najat Vallaud-Belkacem, Christiane Taubira e Abderrahmane Sissako. Às vésperas da COP 30, eles discutem temas como justiça ambiental, igualdade de gênero, inclusão social, cultura e sustentabilidade, com foco em novas narrativas globais.
Outro destaque é o Festival Cinemas do Futuro, que exibe 24 filmes africanos e afro-diaspóricos entre quinta-feira (6) e domingo (9), nas salas Walter da Silveira e Saladearte (UFBA). A programação inclui mesas redondas com especialistas e sessões gratuitas dedicadas à memória, identidade e futuro do cinema africano e das diásporas.
Confira a programação completa https://francabrasil2025.com/evento/festival-nosso-futuro/
Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA


