A distopia criada por George Orwell em 1984, um dos maiores clássicos da literatura, chega em formato de audiolivro pela Audible Brasil com interpretações de Lázaro Ramos, como o Winston Smith, Alice Carvalho, como seu par romântico Julia Bello, Mateus Solano, como o misterioso, sedutor e perigoso O’Brien e a participação especial de Milhem Cortaz, como O Grande Irmão.
Lançado no dia 4 de abril, mesmo dia em que, na obra, Smith começa a escrever no seu diário, o áudio de “1984” pode ser escutado em celulares, tablets, notebooks e pela Alexa, através da assinatura da plataforma Audible Brasil, que integra o grupo Amazon. Na audioteca da Audible estão disponíveis mais de cem mil títulos em diversos idiomas.
Com direção de Lena Horn e Roberto Bürgel, o audiolivro conta com dramatização feita por pelo britânico Joe White, que permaneceu fiel ao texto original do autor, inclinando-se para o horror do cenário distópico. A narrativa contada pelas vozes dos grandes atores brasileiros promete trazer à vida o enredo envolvente que se passa em Oceania, um Estado totalitário liderado pelo “Grande Irmão”, onde a liberdade individual é suprimida e a história é reescrita para servir ao Partido.
Para Lázaro Ramos, a experiência de gravação se assemelha aos processos de atuação. “Eu nunca pensei que esse trabalho se pareceria tanto com o meu trabalho como ator, você pensa que em uma audiosérie vai ficar ali parado, mas eles até me amarraram na cadeira para gravar as cenas de tortura do personagem”, disse.
Publicada pela primeira vez em 1949, logo após a Segunda Guerra Mundial e no começo da Guerra Fria, a obra “1984” aborda inquietações sobre governos autoritários e a interferência do Estado na vida das pessoas. A versão em áudio busca dar nova dimensão à trama ambientada em Oceania, uma nação autoritária comandada pelo “Grande Irmão”, onde os direitos individuais são anulados e os registros históricos são alterados em favor do Partido.
Crédito: reprodução