Se você já ouviu falar do FOMO (fear of missing out), que é o medo de perder algo, talvez seja hora de conhecer o JOMO (joy of missing out), que significa a alegria de “ficar de fora”. Essa tendência, identificada no relatório Unpack ’25, da Expedia, reflete o desejo crescente de muitos viajantes por experiências mais tranquilas, longe da agitação e do turismo de massa.
De acordo com a pesquisa, 63% dos entrevistados demonstram interesse em destinos menos conhecidos e menos lotados. Entre os que já optaram por esse estilo de viagem, 62% relataram uma redução significativa no estresse e na ansiedade. Esse movimento sugere que muitas pessoas estão buscando não apenas escapar da rotina, mas também se reconectar com o essencial, privilegiando locais que oferecem calma, autenticidade e uma pausa do ritmo acelerado da vida moderna.
A ideia de “desacelerar” está presente nas escolhas de destinos que promovem experiências imersivas e intimistas. Para 80% dos viajantes ouvidos na pesquisa, estar em um local que permita contemplar fenômenos naturais é uma prioridade. Lugares que oferecem paisagens marcantes, pouca interferência humana e a oportunidade de observar o céu estrelado, por exemplo, estão no topo da lista de desejos.
Outro fator que atrai os viajantes do estilo JOMO são as experiências gastronômicas. O relatório revelou que buscas por hotéis com restaurantes aumentaram 70% no último ano, reforçando o apelo de unir conforto e alta culinária. Essa combinação reflete o desejo de quem opta por “ficar de fora” das multidões, mas não abre mão de aproveitar o que há de melhor em termos de qualidade e autenticidade.
Foto: Serra Nevada, nos Estados Unidos (Shutterstock)