A música composta e produzida por Caetano Veloso durante a virada da década de 70 (1969-72) é o objeto de análise de “It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso”, livro de Márcia Fráguas, editado pela Garota FM Books, que terá pré-lançamento neste domingo (1), no Cine Glauber Rocha, a partir das 18h. A obra reflete sobre como a prisão, o exílio e o retorno de Caetano ao Brasil são abordados nos três álbuns lançados durante esse período: Caetano Veloso (1969), Caetano Veloso (1971) e Transa (1972).
O evento ocorrerá na Livraria do Glauber e contará com uma roda de conversa sobre o livro com Antonio Marcos Pereira, crítico literário e professor da UFBA, e Sarah Mirella, advogada, fotógrafa e mestranda em Literatura e Cultura na UFBA, além de uma sessão de autógrafos.
“It’s a Long Way” traz à tona como se deram as perdas, perpetradas pelos militares, na arte e na cultura do Brasil, especialmente no movimento tropicalista, que perdeu para o exílio dois de seus grandes expoentes: Gilberto Gil e Caetano Veloso. Na análise dos álbuns Caetano Veloso (1971) e Transa (1972), a autora, que é mestra em Letras pela Universidade de São Paulo, busca evidenciar e interpretar a construção de uma poética do exílio.
Com prefácio do pesquisador Leonardo Davino de Oliveira, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e texto de orelha assinado pela doutora em Sociologia pela Unicamp Sheyla Diniz, It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso é uma adaptação da dissertação apresentada em 2021 pela historiadora Márcia Fráguas ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Literatura Brasileira.