A Igreja e o Convento de São Francisco, no Pelourinho, vão entrar em uma nova fase de restauração. A etapa, sem data definida, terá início após a conclusão das obras emergenciais de estabilização da estrutura, que foram iniciadas em março de 2025 depois do desabamento de parte do forro da nave central e estão sendo finalizadas.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acompanha de perto as ações voltadas à segurança e à estabilização do monumento, que incluíram escoramentos estruturais, revisão da cobertura e tratamento de elementos artísticos integrados. As intervenções somaram investimentos de R$ 2,4 milhões.
Na nova fase, serão elaborados projetos técnicos detalhados e realizadas intervenções estruturais na nave central da igreja e no claustro do convento. O restauro será viabilizado após o Iphan assegurar recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) para o início da primeira etapa dos trabalhos, com investimento estimado em cerca de R$ 20 milhões.
O órgão dará início a estudos e diagnósticos aprofundados, que irão orientar um restauro amplo e criterioso de um dos mais relevantes patrimônios históricos e artísticos do país. Por razões de segurança, a igreja permanece fechada à visitação pública, enquanto o Iphan avalia as recomendações que serão encaminhadas aos responsáveis pelo imóvel ao término desta fase.
Foto: Reprodução
A Igreja e o Convento de São Francisco, no Pelourinho, vão entrar em uma nova fase de restauração. A etapa, sem data definida, terá início após a conclusão das obras emergenciais de estabilização...

