Desde sua chegada ao Carvão, em dezembro do ano passado, que o chef Guto Lago vem sendo cobrado pelos apreciadores de sua cozinha para apresentar suas criações na nova casa. A cobrança faz sentido, afinal a união de Guto Lago com o Carvão parecia ser um daqueles casamentos improváveis, onde um dos cônjuges é fogo e o outro ar. Mas como em muitas estórias com final feliz, esta não é diferente. O chef, cuja trajetória vem de uma gastronomia contemporânea autoral, foi aos poucos alinhando seu estilo ao da nova casa. Primeiro se familiarizando com a cozinha de brasa, que é uma das marcas do Carvão, depois, aos poucos, devagarinho, foi apresentando algumas de suas criações ao menu executivo. Não tardou e o fogo subiu com a força do ar.
Carré de cordeiro com risoto de funghi
Um experimento aqui outro acolá, Guto foi aos poucos imprimindo sua assinatura à sua nova casa. E o resultado desse casamento feliz já pode ser conferido no novo cardápio que chega à mesa com o frescor da novidade, mas mantendo os clássicos da casa, como os perfeitos cortes de carne que deram, e continuam dando, fama ao restaurante. Agora, ancho, chorizo, fraldinha e o assado de tira dividem espaço com outras opções como o carré de cordeiro na brasa com risoto de funghi porcinni, guancialle e gremolata de hortelã; ou com o risoto de camarão com manteiga defumada, só pra ficar em algumas das contribuições do chef ao novo menu.
Carpaccio de polvo
Para quem duvidou de que essa união daria certo, vai se surpreender com o entrosamento dos envolvidos. De um lado, percebe-se um chef à vontade com a cozinha, do outro os donos satisfeitos com a aquisição. E, como não poderia deixar de ser, esse relacionamento se reflete nos criativos e saborosos pratos que chegam à mesa. Do couvert, que se impõe com um boníssimo azeite brasileiro, pão artesanal com manteiga defumada, pasta de alho e, para coroar este abre-alas, um queijo de cabra coberto por frutos secos que rouba totalmente a cena e assume o protagonismo da tábua. Descomplicado e perfeitinho!
Lula na brasa ao molho romesco
Mas Guto Lago, como era de se esperar, foge do óbvio e vai além. Nas entradinhas ele apresenta uma tagliatta com purê defumado tomate, grana padano e pistache que é uma boa opção para compartilhar, como aliás, é sugerido no próprio cardápio. Este, aliás, foi um pedido de um dos sócios, Guilherme Pinho, que fica à frente da direção. “Sou apaixonado por tagliatta e sentia falta no nosso menu, então sugeri ao chef incluir e, embora não tenha sido uma surpresa, porque conheço o talento de Guto, ele entregou um prato extraordinário, com perdão da falta de modéstia”, elogia.
Só pra ficar nas entradinhas, até algumas das clássicas ganharam novas versões, como a lula na brasa, que recebeu um molho romesco que deixou o molusco ainda mais saboroso. Não que o anterior também não fosse.Vale destacar outra novidade: o Toasted de cogumelos frescos e abacaxi, ambos defumados, outra das técnicas da cozinha do Carvão que o chef aperfeiçoou. O sanduíche é bem tostadinho, como o nome já diz, e o recheio, que é leve, ganha refrescância com as minúsculas fatias de abacaxi.
Tagliatta com purê defumado tomate, grana padano e pistache
Para fechar a experiência aposte em duas sobremesas: morangos alado com creme de chocolate branco, gel de framboesa e sorvete de pistache ou cheescake de pistache com creme de morangos. Se não aguentar as duas, feche os olhos e aponte pra uma das últimas linhas do cardápio. Em qualquer das duas será feliz, porque é assim que saio do Carvão, cada vez que vou lá.
Morangos alado com creme de chocolate branco, gel de framboesa e sorvete de pistache
SERVIÇO:
@restaurantecarvao
Rua Professor Sabino Silva, nº5, Chame Chame.
Funcionamento: segunda a sábado, das 12 às 16h e das 18h às 22h30
Domingo: 12h às 16h
Reservas: 71 99632 8682
Leia mais no www.correio24horas.com.br