A identificação de cães, gatos e outros animais domésticos é uma responsabilidade do tutor para proteger o bichinho no caso de que ele fuja ou em outras ocorrências que envolvam a perda do animal. Em uma ação para colaborar nesse cuidado, o governo federal lançou nesta quinta-feira (17), o SinPatinhas, Sistema de Cadastro Nacional de Animais Domésticos.
O banco de dados gerará um documento – uma espécie de RG animal. Gratuita, a identificação é válida em todo país. Caso queira, o tutor poderá fixar um QR Code na coleira do animal. Assim, ele poderá ser identificado e devolvido para seu lar.
Para obter a documentação, será necessário acessar o site através dos dados de login do Gov.br, e registrar seus cães e gatos. O modelo de identificação já é uma realidade em muitos lugares, como na Cidade do México, por exemplo. Com essa iniciativa, o Brasil reforça sua política pública de proteção animal.
O cadastro também serve para receber informações específicas sobre campanhas do governo para castração, vacinação e microchipagem. O decreto que institui o sistema foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Na ocasião, também foi lançado o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas), que busca garantir proteção, bem-estar e controle populacional ético de cães e gatos, além de estimular a guarda responsável e o combate ao abandono de animais e os casos de maus-tratos.
Crédito: Ricardo StuckertCrédito: Ricardo Stuckert