Após uma temporada em Salvador, com passagens em pontos turísticos da cidade e em equipamentos culturais como a Casa das Histórias de Salvador e a Galeria Mercado, ambos no Comércio, a atriz Glória Pires chegou a São Paulo para dar continuidade às gravações do documentário em homenagem ao Balé Folclórico da Bahia. O documentário, que teve o início das filmagens em 2022, vai retratar a história de quase quatro décadas de uma das mais tradicionais companhias de dança do país.
O projeto para o documentário existe desde 2012. Já no início deste ano, a equipe de filmagem acompanhou o Balé Folclórico na turnê internacional que fizeram na África, com passagens em Gana, Togo e Senegal. As filmagens em Salvador aconteceram na primeira semana de fevereiro e colheu depoimentos de figuras como Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Daniela Mercury, além de Vavá Botelho, diretor geral e fundador da companhia de dança afro-baiana, e de Zebrinha, diretor artístico.
Com direção de Glória Pires, o documentário ainda terá gravações no Rio de Janeiro e deverá ouvir figuras da dança e das artes como José Possi Neto, Deborah Colker, Carlinhos de Jesus, Thiago Soares, Ana Botafogo e Marisa Orth. O projeto tem patrocínio das empresa baianas Gran Services e Embasa, além da Prefeitura de Salvador por meio da Fundação Gregório de Mattos.