Os indicados ao Globo de Ouro 2025, prêmio estadunidense concedido aos melhores profissionais e obras Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (Hollywood Foreign Press Association), foram anunciados nesta segunda-feira (8). Mais uma vez, o Brasil concorre ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Não-Inglesa, desta vez, com “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. Essa é a quarta vez que Walter disputa a premiação, se tornando o brasileiro com maior número de indicações na história.
A trajetória do diretor no Globo de Ouro começou em 1999, com “Central do Brasil”. O filme, clássico da cinematografia nacional, foi vencedor na mesma categoria que “Ainda Estou Aqui” concorre em 2025. Estrelado por Fernanda Montenegro, que também concorreu à Melhor Atriz de Drama pelo papel de “Dora”, o filme venceu diversas premiações internacionais e também foi indicado ao Oscar.
Em 2002, Salles volta à premiação com “Abril Desesperado”, filme suíço-franco-brasileiro que tem Rodrigo Santoro no papel principal. Com adaptação de Karim Ainouz, o filme é ambientado no sertão brasileiro, em 1910, e trata sobre um cenário de rivalidade e violência entre duas famílias da região. O filme perdeu o Globo de Ouro para “Terra de Ninguém”, sobre o conflito entre a Bósnia e a Herzegovina.
Com o ator mexicano Gael Garcia Bernal, “Diários de Motocicleta” foi a aposta de Walter Salles para o Golden Globe 2005. Também na categoria de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Estrangeira, a produção em língua espanhola é baseada nos diários de Che Guevara que contam as aventuras dele com o amigo Alberto Granado, durante viagens pela América do Sul nos anos 50.
25 anos depois
Fernanda Torres, que protagoniza a produção, também conquistou uma indicação à categoria de Melhor Atriz na premiação, que acontece em 5 de janeiro em Beverly Hills, na Califórnia, nos Estados Unidos. A nomeação da atriz ocorre 25 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ser indicada à mesma premiação por sua atuação como Dora em “Central do Brasil”, também de Salles. “Ainda estou aqui” narra a história de Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, arquiteto e ex-deputado assassinado pela ditadura militar.
O filme vem conquistando importantes reconhecimentos internacionais, como o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, para Heitor Lorega e Murilo Hauser. Fernanda também teve sua atuação reconhecida no Critics Choice Awards, quando levou o troféu de Melhor Atriz em Filme Internacional e no Los Angeles Film Critics Awards, no qual compartilhou o segundo lugar de Melhor Atuação com Demi Moore, estrela de “A Substância”.
Confira os indicados aqui.