O mestre da música será doutor mais uma vez. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) concederá o título de Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil.
A sugestão, aprovada, foi do Departamento de Antropologia da instituição gaúcha, e encaminhada ao Cosun, conselho universitário da entidade, pelo Instituto de Filosofia e Ciência Humanas (IFCH).
A data de entrega ainda será divulgada, mas a universidade já destacou a importância da escolha de Gil. “Em vez de calar-se (durante a ditadura militar), o músico continuou suas atividades nos anos seguintes, denunciando, no exterior, aquilo que se passava no Brasil”, aponta o parecer.
Com essa homenagem, já são 13 os títulos que o baiano possui. O primeiro foi dado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2005. Gil é Doutor Honoris Causa também por importantes centros de ensino ao redor do mundo: pela Universidade de Aveiro e a Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologia de Lisboa, em Portugal; e através das universidades de Tulane e Ohio e o Berklee College of Music, nos Estados Unidos.
Crédito: UERJ