A Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, concluiu a maior reforma de sua história e inaugura, ainda neste mês, dois novos espaços expositivos dedicados à escritora Zélia Gattai e à ialorixá e intelectual Mãe Stella de Oxóssi. As informações são do site Alô Alô Bahia.
Os novos ambientes serão apresentados no dia 12 de dezembro e marcam o encerramento do processo de integração dos casarões 47, 49 e 51, ampliando e modernizando o circuito de visitação. A área dedicada a Zélia Gattai reunirá fotografias, manuscritos e objetos pessoais; já a sala em homenagem a Mãe Stella passa a integrar a Casa Exú 47, reforçando a conexão entre memória, espiritualidade e identidade cultural.
Amiga próxima de Jorge Amado e Zélia Gattai, Mãe Stella foi um dos nomes mais importantes do candomblé e da intelectualidade negra no país. A homenagem à ialorixá e à escritora baiana reafirma o compromisso da Fundação com a valorização da cultura afro-brasileira e das vozes femininas que marcaram a história da Bahia.
Foto: Fundação Casa de Jorge Amado


