Na cerimônia da 4ª edição do Prêmio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada na última quinta-feira (3) em São Paulo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) conquistou o 3º lugar em uma das categorias do prêmio.
A Fapesb foi agraciada na área de Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I, com o projeto Ciência na Mesa. O intuito da premiação é reconhecer os destaques dentre os projetos desenvolvidos pelas fundações de amparo à pesquisa no país, as FAPs.

O diretor-geral da Fapesb, Handerson Leite, conta que o resultado positivo da Bahia advém da integração entre as práticas científicas e o incentivo do estado. “Esse prêmio mostra que é possível articular ciência, inovação e políticas públicas para enfrentar desafios estruturais como a fome. O Ciência na Mesa é um exemplo de como a pesquisa pode ter impacto direto na vida das pessoas”, afirmou.
O Ciência na Mesa, projeto premiado, data de 2022, ano de lançamento do edital da Fapesb, direcionado para a criação dos Institutos de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado da Bahia (INCITE). O documento previa a formação de redes de pesquisa, sobretudo na atuação em áreas estratégicas da investigação científica, economia e desenvolvimento, como energias renováveis, mineração e educação, entre outras.
Crédito: divulgação


