Argentina radicada em Salvador, a fotógrafa e designer gráfica Monica Grappi foi uma das atrações da mostra coletiva Habitat, na Galeria The Art Pavilion, em Londres, na Inglaterra. A “baiana de alma”, como ela se autodefine, expôs O Espelho, foto emblemática na qual são revelados aspectos intrigantes da sala de uma casa localizada na comunidade quilombola Engenho da Ponte, no Recôncavo Baiano.
Fotografia selecionada para a exposição coletiva – Foto: Monica Grappi/Divulgação
Selecionada, ao lado de 48 aristas visuais – seis são brasileiras e as demais latino-americanas –, a foto de Grappi seguiu parâmetros que, segundo os organizadores, no caso o coletivo colombiano Fotógrafas LATAM, defendem um “diálogo de diferentes visões que podem ser pessoais e/ou coletivas e que reflitam o sentimento da natureza como possibilidade de conhecer os territórios sejam eles geográficos, imaginários, pessoais e sociais”.
Esta não é a primeira vez que um registro da fotógrafa é selecionado para uma importante exposição. Em 2019, ela participou do Festival de Fotografia Internacional Paraty em Foco, sempre se valendo de temáticas ligadas ao universo afro-baiano.