A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) chega à sua 13ª edição entre os dias 23 e 26 de outubro, reunindo escritores, artistas e leitores em uma celebração da literatura e da cultura no Recôncavo baiano. Ao todo, mais de 60 convidados nacionais e internacionais participam da programação.
A festa contará com quatro eixos principais: Tenda Paraguaçu, Fliquinha, Geração Flica e a programação artística, dividida entre o Palco dos Ritmos e o Palco Raízes. A curadoria é assinada por Wesley Correia, Emília Nuñez, Deco Lipe e Linnoy Nonato.
Na Tenda Paraguaçu, o público poderá acompanhar encontros com nomes como Russo Passapusso, cantor e compositor que alia música e ativismo social; Rita Batista, apresentadora e jornalista; Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti 2024 com o best-seller “Como ser um educador antirracista”; Gregório Duvivier, ator e escritor; o palestino Atef Abu Saif, ex-ministro da Cultura da Autoridade Nacional Palestina; e Lirinha, fundador do grupo Cordel do Fogo Encantado.
A Fliquinha terá espaço dedicado ao público infantil e juvenil, com a poetisa Roseana Murray, o apresentador Vanderson Nascimento, o escritor Tino Freitas, além de espetáculos literários e contações de histórias com autores como Ana Fátima e Maurício Akin e a mestra griô Vovó Cici de Oxalá.
Na Geração Flica, estarão presentes nomes como a escritora juvenil Paula Pimenta, a multiartista baiana Negafyah, o pesquisador indígena Ezequiel Vitor Tuxá, a jornalista e autora Mariana Paiva, a dupla Afrofuturas e a atriz e criadora de conteúdo Glória Maciel (Goka).
A programação musical inclui apresentações no Palco dos Ritmos, com Adão Negro, a banda Autorais, o Coral Afro da Bahia com participação de Matheus Aleluia Filho, além de Lazzo Matumbi e Márcia Short. Já no Palco Raízes, sobem ao palco Maira Lins, JP Castelhano, Reina & Alvenaria FC e Amarildo Fire, que comandará o “Flicaokê”.
A Flica 2025 conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, via FazCultura, SecultBA e Sefaz, além da Caixa Econômica Federal e Governo Federal. O evento integra o Projeto Bahia Literária, da Fundação Pedro Calmon (FPC) e Secretaria da Educação da Bahia, com apoio da Embasa e Acelen. A realização é da Schommer, em parceria com a Prefeitura de Cachoeira e a LDM Livraria.


