A distribuidora baiana Borboletas Filmes ultrapassa fronteiras, atravessa o Atlântico, e inicia o seu primeiro circuito internacional com a exibição do longa-metragem “Longe do Paraíso” em Portugal. O filme, dirigido pelo cineasta baiano Orlando Senna, entra em cartaz no Cineplace Nova Arcada, na cidade de Braga, a partir do dia 26 de setembro.

Com produção realizada na Chapada Diamantina e em Salvador, o filme foi lançado no Brasil em 2020 e seguiu em circulação por salas e festivais no país. Com a estreia internacional, a Borboletas Filmes, responsável pela distribuição, reafirma sua missão em difundir a produção nacional e fortalecer a presença do audiovisual baiano em novos territórios.
Na trama, Kim (Ícaro Bittencourt) é um pistoleiro contratado por latifundiários que precisa escolher entre a própria sobrevivência e a vida de sua irmã Bel (Emanuelle Araújo), líder da luta pela reforma agrária na Bahia. A narrativa reinterpreta o mito bíblico de Caim e Abel sob a perspectiva dos conflitos agrários brasileiros, em uma estética que dialoga tanto com o faroeste nordestino quanto com o cinema político.

“Longe do Paraíso”já conquistou o público em festivais nacionais e internacionais, recebendo o prêmio de Melhor Longa-Metragem (júri popular) no 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além de circular em Havana, Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia.


