A diversidade de técnicas é uma marca essencial da obra de Mucki Botkay. Com ênfase no uso da cor, a artista já explorou a moda, estamparia, composições a partir de tingimento e costura de recortes de tecidos sobre tela, além de bordados. Agora, apresenta em Salvador a exposição “Mucki Botkay: Janelas Imaginárias”, que destaca seus experimentos com miçangas, fase atual de sua trajetória artística.
Com curadoria do jornalista e editor Leonel Kaz, a mostra acontece na Galeria Galatea, na Rua Chile, a partir desta quinta-feira (17), das 18h às 21h. “Janelas Imaginárias” reúne obras inspiradas pelas paisagens naturais do litoral do Rio de Janeiro e da Bahia, região que há mais de 20 anos é o segundo lar da artista carioca. As criações de Mucki retratam formas e tonalidades presentes em diversos ecossistemas da Mata Atlântica, como manguezais, lagunas e restingas.
Para o curador Leonel Kaz, a técnica de Mucki hoje se assemelha a uma pintura que não utiliza pincéis, mas miçangas de vidro tingidas de acordo com a paleta desenvolvida pela própria artista. Inspirada na exuberância das formas e cores encontradas na natureza, ela produz peças que despertam não apenas o olhar, mas também o tato, graças ao movimento e textura obtidos pelos bordados com as contas de vidro.
E quem pensa que as obras são apenas reproduções da natureza está enganado: com liberdade criativa, Mucki explora a figuração e flerta com a abstração, criando uma espécie de “zoom-in” que convida o espectador a imergir na vivacidade e abundância de seu universo. Por isso, suas obras são descritas como “janelas imaginárias”.
As peças foram desenvolvidas em colaboração com bordadeiras do Rio de Janeiro e de Ilhéus, no sul da Bahia. Assim, além de celebrar a cultura e a arte local, a exposição promove o empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo uma fonte adicional de renda para suas famílias.
SERVIÇO
O quê: Exposição “Mucki Botkay: Janelas Imaginárias”
Quando: De 17 de outubro de 2024 a 16 de janeiro de 2025
Onde: Galeria Galatea, Rua Chile, 22, Centro, Salvador – BA