A baiana Maria Clara Sousa Dutra, de 19 anos, moradora de Itarantim, no sudoeste do estado, conquistou aprovações em sete universidades dos Estados Unidos. Entre elas estão instituições como a Augustana University, Clemson University, Syracuse University e a University of Kentucky, além de faculdades no Alabama, Flórida e Luisiana.
Após o processo seletivo, ela optou pela Augustana University, onde iniciará sua graduação. “Cada aprovação reforçou que todo o esforço valia a pena e que a escola pública me preparou para competir em nível internacional”, comemorou ela, que se formou no Colégio Estadual de Tempo Integral Adinália Pereira de Araújo.
Além do desempenho nos processos internacionais, a estudante também garantiu vagas em universidades brasileiras por meio do Enem. Ela foi aprovada em cursos de Engenharia Mecânica na UFRJ, UFPR, PUC-RS e PUC-PR, e em Engenharia Aeronáutica na PUC-MG.
Ao longo do Ensino Médio, a estudante acumulou experiências em olimpíadas científicas e competições acadêmicas. Ela conquistou medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), participou de disputas de Matemática e Ciências, integrou a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e atuou como monitora de Matemática pelo programa Mais Estudo.
Foto: Acervo pessoal


