A 8ª edição do Festival Internacional de Teatro da Caatinga (FITCaatinga) marca seu lugar como um dos principais eventos cênicos do país, levando ao interior baiano atrações internacionais, além de bater o recorde de inscrições para a Mostra Oficial. O festival ocorre de 14 a 23 de agosto, na cidade de Irecê.
Um dos destaques da curadoria da mostra é “Surf no Caos”, monólogo de Rita Assemany (foto) com texto de Aninha Franco. 182 montagens, provenientes de 17 estados do Brasil, participam do festival, que foi criado, em 2012, pelo diretor e dramaturgo Paulo Atto. Em 2025, a oitava edição recebe dois ícones mundiais do teatro: Eugenio Barba e Rui Frati.
Barba é fundador do Odin Teatret (Dinamarca) e criador da Antropologia Teatral, e virá ao festival para conduzir uma masterclass exclusiva ao lado da atriz e diretora Julia Varley. Já Frati é diretor do Centro do Teatro do Oprimido de Paris (criado por Augusto Boal) e reconhecido internacionalmente como um dos maiores difusores da iniciativa.
O apoio financeiro é do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura via Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB), e do Ministério da Cultura – Governo Federal.


