Neste Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, serão oferecidas 40 mil mamografias para mulheres de 40 a 69 anos em todo a Bahia. Em Salvador, os exames serão realizados em carretas que têm a capacidade de realizar até 154 procedimentos por dia. As unidades móveis ficarão nos seguintes bairros: Nazaré, Cabula, Pau da Lima, Bonfim, Caixa D’Água, São Cristóvão, Piatã, Ondina, Brotas, Cajazeiras, Itacaranha, Centro Administrativo da Bahia (CAB), São Tomé de Paripe e Caminho das Árvores.
O agendamento precisa ser realizado previamente neste link. O calendário completo de onde estarão as carretas está disponível no site da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
No interior, os atendimentos serão realizados pelas 24 Policlínicas Regionais, que ficam em Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e São Francisco do Conde. O público-alvo deve procurar as secretarias municipais de Saúde para agendar os exames.
A abertura oficial da edição 2025 do Outubro Rosa foi realizada nesta quarta-feira, 1, na Arena Fonte Nova, na capital baiana.
A doença
O câncer de mama é uma das principais neoplasias que afetam as mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Bahia deve registrar 4.230 novos casos de câncer de mama em 2025. Até o dia 18 de setembro, o estado já havia registrado 912 óbitos pela doença. Em 2024, durante o ano inteiro, foram contabilizadas 1.349 mortes, enquanto que em 2023 foram 1.224. Quando contabilizadas as internações, em 2025, até o dia 18 de setembro, foram 2.842. Em 2024, esse número chegou a 5.259 e, em 2023, foram 4.013 internações por conta do câncer de mama.
Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, o diagnóstico precoce da doença pode aumentar em até 90% as chances de cura.


