De 25 a 30 de abril, o Saladearte CineMAM exibe o documentário baiano Menarca, com sessões às 14h30. Dirigido por Lara Carvalho, o filme mergulha em um tema ainda cercado de tabus: a primeira menstruação. A partir de uma roda de conversa com pré-adolescentes que viveram recentemente essa experiência, o longa propõe um olhar sensível e acolhedor sobre um rito de passagem fundamental na vida de muitas pessoas.
“Queria ter visto um filme assim na minha adolescência”, diz Lara, que conduz o documentário com leveza e naturalidade. “É natural menstruar, é bom falar sobre isso, especialmente para acompanhar a saúde e entender nosso próprio corpo.”
No filme, cinco meninas — Laís Bastos, Lara Simões, Laritza Peixoto, Maní Grimaldi e Sâmara Santos — compartilham suas vivências e sentimentos. A diretora evita o viés puramente técnico, preferindo ouvir as próprias protagonistas dessa fase da vida. “Nós também somos especialistas dos nossos corpos”, afirma.
Além da roda de conversa, Menarca inclui dramatizações baseadas em histórias reais e relatos de adultos, ampliando o debate para temas como saúde pública, dignidade menstrual, tabus, e os direitos de mulheres e pessoas trans.
Menarca é uma coprodução da Mulungu Realizações, Lua de Maré Produções e Giro Planejamento Cultural. A distribuição é da Olhar Filmes e conta com apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia via Lei Paulo Gustavo, voltada ao fomento emergencial da cultura.
Foto: Maiara Cerqueira