O Prêmio Shell de Teatro, um dos mais tradicionais da classe teatral brasileira, divulgou a lista de indicados do segundo período de sua 36ª edição. A peça Um Julgamento – Depois do Inimigo do Povo, protagonizada pelo baiano Wagner Moura e que teve estreia nacional em Salvador, foi indicada na categoria Melhor Direção, com Christiane Jatahy.
Outro espetáculo com “um pé na Bahia” é A Máquina, indicado na categoria Melhor Figurino, com Chris Garrido. A peça, que revelou Wagner Moura, Vladimir Brichta e Lázaro Ramos, fez temporada em São Paulo em 2025, com Agnes Brichta, filha de Vladimir, no elenco.
No total, as indicações contemplam artistas e produções das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Neste segundo ciclo, a lista reúne 25 espetáculos e reconhece 40 profissionais. Três lideram as indicações, cada um com três nomeações. São eles: O Motociclista no Globo da Morte, João e (Um) Ensaio Sobre a Cegueira – nenhum esteve em Salvador, daí a importância de Um Julgamento – Depois do Inimigo do Povo estar entre os indicados.
As categorias abrangem dramaturgia, direção, atuação, figurino, música e iluminação, destacando montagens que se afirmaram pela consistência estética, inventividade e relevância cultural ao longo da temporada.
Foto: Christophe SIMON/AFP


