Fazer trilha, se entregar à natureza e às experiências que essa imersão pode proporcionar. Sem celular, notificações de grupos de WhatsApp nem demandas exaustivas do trabalho. Se desconectar do digital. Se reconectar com o destino e a cultura local. Uma pausa necessária. Cada vez mais, os viajantes estão buscando viagens que possam promover esse ‘detox’ dos dispositivos eletrônicos e das redes sociais.
“Viajar deixou de ser apenas sobre lugares e passou a ser também sobre como nos sentimos. O detox digital é uma resposta a isso – uma forma de silenciar o mundo externo para viver de forma autêntica a experiência de onde se está”, é o que afirma o country manager da Civitatis no Brasil, Alexandre Oliveira.
A empresa atua no segmento de visitas guiadas e excursões em português ao redor do mundo. Ainda segundo a Civitatis, a tendência vem crescendo de forma exponencial entre os viajantes que querem viver plenamente o que o lugar tem a oferecer.
Pensando nisso, a Civitatis destacou cinco roteiros na América do Sul que convidam à desaceleração. Passeios de caiaque, imersão na cultura inca e até observações astronômicas no deserto fazem parte das sugestões. Confira.
- San Pedro de Atacama, no Chile
O lugar mais seco do planeta também é um dos mais silenciosos. Em San Pedro de Atacama, prepare-se para se deslumbrar com paisagens que vão desde a presença imponente dos vulcões até a exuberância dos céus estrelados durante o tour astronômico pelo deserto com guias especializados.
- Chapada dos Veadeiros, no Brasil
Localizado em Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem cachoeiras cristalinas, trilhas em meio ao cerrado e formações de quartzo, criando um ambiente naturalmente propício para se desconectar e só aproveitar a experiência de estar diante de tanta beleza. O Vale da Lua é parada obrigatória.
- Vale Sagrado dos Incas, no Peru
O Vale Sagrado dos Incas é um passeio inesquecível pelas tradições andinas e em como tudo isso conseguiu resistir ao tempo. No local estão preservadas a memória e o legado dos costumes incas através de ruínas antigas que impressionam qualquer um. Passeios como o tour Selva de Machu Picchu e Vale Sagrado combinam trilhas, rafting, hospedagens simples e trechos pouco explorados do antigo caminho inca. O roteiro passa por Santa María, Santa Teresa e Aguas Calientes, culminando em uma visita guiada à sagrada cidade de Machu Picchu.
- Amazônia colombiana, na Colômbia
Na região sul da Colômbia, o Amazonas combina a biodiversidade da floresta com o modo de vida tradicional das comunidades indígenas locais. No tour que dura três dias, a experiência envolve uma vivência prática na selva com direito a acampamento em meio à mata, passeios de barco pelo rio Amazonas, trilhas para observação da fauna e flora, pesca artesanal e visita a comunidades ribeirinhas.
- Paraty, no Brasil
Praias com trilha, vilarejos e um centro histórico bem preservado fazem da cidade um refúgio, que convida quem chega a aproveitar o clima e o lugar sem sentir o tempo passar. O passeio de caiaque por Paraty e a visita à Ilha da Bexiga, Duas Irmãs e Ilha dos Pombos, ou pelos manguezais de Jabaquara, explorando áreas como a Ilha do Itú e a Várzea do Corumbê – são alguns dos roteiros que tornam Paraty ainda mais interessante.


