Você mal chegou ao portão de embarque, com certeza, vai ouvir aquela mensagem que vem do serviço de som da companhia aérea informando que o voo está lotado e que os clientes podem despachar gratuitamente a bagagem de mão. Até aí, é voluntário. Mas quando você é quase que obrigado a despachar, o que fazer?
Ainda que a sua bagagem de mão siga todos os padrões que as companhias exigem para que possam ser embarcadas na cabine, a polêmica é grande e pode gerar muita confusão e dor de cabeça, principalmente se na mala ou bolsa há itens mais frágeis, como equipamentos eletrônicos, por exemplo. Disputados, os bagageiros da cabine se tornaram motivo de muita reclamação por parte dos passageiros na hora de embarcar.
As empresas não demoraram, no entanto, a colocar ali, em letrinhas bem pequenas, uma observação na venda de passagens aéreas onde informa que a mala pequena está “sujeita a ser despachada no embarque”. Fato é que, nos voos nacionais, os passageiros podem levar no avião até dois volumes pequenos, uma bagagem de mão e um item pessoal.
De acordo com as regras estipuladas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a mala de mão pode ter até 10 kg e dimensões máximas de 55 cm x 35 cm x 25 cm. Já o item pessoal, como uma bolsa ou mochila, deve ter medidas de 45 cm x 35 cm x 20 cm. Somente por motivos de segurança ou de capacidade da aeronave, o transportador poderá restringir o peso e o conteúdo da bagagem de mão. Veja agora cinco dicas que podem evitar ter a mala de mão despachada.
1.Cartão de crédito
Como parte dos planos de fidelidade, muitas companhias oferecem no cartão de crédito o embarque prioritário com a mala de mão entre os seus benefícios. Ou seja, ter um cartão de crédito co-branded das companhias aéreas pode ser uma saída para evitar restrições nesse sentido.
- Fila
Evite ser o último da fila ou embarcar nos últimos grupos. Fazer parte dos grupos que entram primeiro no avião dá alguma garantia de vaga no compartimento superior. Observe atentamente isso, ao fazer o check-in e escolher a poltrona. Quase sempre os grupos 5, 4 e 3 são obrigados a despachar a bagagem gratuitamente na sala de embarque.
- Evite itens excedentes.
Mesmo que a bolsinha seja pequena ou de lado, descarte ela no momento de embarque, deixando só a mala e a mochila. A dica vale também para uma sacola de compras ou uma ecobag. Independente do peso ou do tamanho, só isso já chama a atenção dos funcionários da companhia para abordá-lo e despachar obrigatoriamente a bagagem.
- Tarifas
Outra maneira de tentar ser um dos primeiros a entrar na aeronave é optar por tarifas de embarque acima do Economy, já que em muitas companhias, elas costumam chamar antes para o embarque. Dê uma olhada com atenção nas faixas de valor, benefícios e condições.
- Upgrade de cabine
Talvez, pagar a taxa pelo assento mais na frente possa valer a pena. Escolher um assento conforto ou com upgrade vai facilitar o acesso prioritário, já que o passageiro deve embarcar logo nos primeiros grupos.