Tem sabor da terra nos céus. A LATAM desenvolveu, desde o ano passado, o Programa Sabor à Brasileira, que reúne chefs das cinco regiões do país para produzirem pratos que retratem seu local de origem, criando um menu especial nos voos. A iniciativa foi tão exitosa que já se encontra na segunda edição. Nesta nova fase, a Bahia está representada por Nara Amaral, que comanda em Salvador o prestigiado Di Janela.
Quem voar pela companhia em rotas internacionais com mais de sete horas de duração e que saiam do aeroporto de Guarulhos poderá provar a vivência gastronômica oferecida pela companhia. A intenção da LATAM é dar visibilidade e valorizar toda a riqueza da culinária brasileira, através de seus diversos sotaques.
Esta segunda fase do programa também traz a inclusão de chefs sul-americanos, como Lorna Muñoz, que assina o menu do Travesía, na ilha Chiloé, ao sul do Chile. As duas chefs criaram três pratos para o menu. A entrada combina texturas através de uma salada tropical de quinoa com palmito, tomate, algas e mexilhões. Todos os sabores foram cuidadosamente pensados na experiência afetiva do passageiro, já que, como cita Nara, “cozinhar é um ato de entrega. Podemos entregar carinho, amor, afeto e cuidado”.
O prato principal é peixe dourado ao molho de camarão, com farofa de ouricuri e moqueca de castanha de caju – uma opção aromática e rica no paladar. Para encerrar, a sobremesa foi chamada de brujo, e apresenta um doce feito com mazamorra de maçã, rompón e merengue caseiro. “O nome vem da ideia de preparar com o que se tem em casa e aí está a magia”, explica Lorna.
Crédito: divulgação/LATAM