Cenário digno de filme, um oásis pode ser um dos melhores destinos turísticos para quem deseja uma experiência exclusiva, fora do convencional e tranquila. Formação da natureza que é uma verdadeira ilha nos desertos, esse tipo de local atrai milhares de pessoas por ano, que desfrutam de águas calmas e uma flora exuberante.
Conheça cinco desses paraísos que estão espalhados pelo mundo:
Oásis Yueyaquan
Seu nome em mandarim é poético e significa “fonte da lua crescente”. O local chama a atenção pelo lago, pequeno em relação ao restante do espaço. Yueyaquan era passagem dos mercadores da chamada Rota da Seda – um ponto de descanso e de alento para os viajantes que ainda tinham muita estrada a percorrer.
Oásis Huacachina
Único oásis natural da América do Sul, é situado no sul do Peru, e também, como seu semelhante chinês, possui uma verve poética. Lendas relatam que sua água cristalina e pura foi formada por lágrimas de uma donzela, Huacachina. A doce história acabou por batizar o paraíso peruano.
Oásis Wadi Bani Khalid
Localizado no deserto de Wahiba, no Omã, é alimentado por águas termais e da chuva. Antigamente, beduínos montavam suas tendas e viviam no local, utilizando a natureza como fonte de subsistência.
Oásis Al-Ahsa
Também no Oriente Médio, esse é o maior oásis do mundo, com uma superfície de 85 km2. Em volta de suas belas águas, muitas palmeiras com tâmaras. O sítio turístico proporciona uma experiência cheia de aventura para os turistas, que podem visitar grutas, canais, antigas fortalezas e mesquitas.
Oásis Agua Caliente
Seu nome em espanhol (sem acento, diferente do português) já revela a temperatura de seu lago. Suas águas quentes, no Deserto de Sonora, em Tucson, Arizona, fazem do local um balneário procurado por muitos turistas estadunidenses e mexicanos.
Yueyaquan (crédito: My Best Place) e Oásis Wadi Bani Khalid (crédito Ursula Wall)