A The World’s 50 Best Beaches, famosa relação que lista quais são as melhores praias do mundo, divulgou seu ranking mais recente. Os critérios de avaliação dos jurados são oito, todos interligados às belezas naturais dos locais: características únicas, vida selvagem, natureza intocada, sons naturais, facilidade de acesso à água, tranquilidade, ausência de superlotação e constância em manter cenários paradisíacos.
Tine Holst, cofundadora da The World’s 50 Best Beaches, ressalta os padrões avaliados. “Ao buscar as melhores praias do mundo, é necessário considerar o que realmente define uma praia de excelência”. Para a equipe envolvida na fabricação do ranking, a resposta costuma estar ligada à beleza natural, sensação de tranquilidade e à capacidade de despertar emoções no turista.
O Brasil aparece na relação com duas praias. Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ), ocupa o 20ª lugar. Cinco posições depois vem um local paradisíaco em Fernando de Noronha, a Baía do Sancho.
Porém, a ganhadora de 2025 foi uma praia italiana, a Cala Goloritzé, na Sardenha. Segundo os editores do relatório, “Cala Goloritzé é mais que uma praia — sua beleza impacta emocionalmente logo ao primeiro olhar”.
Em 2º lugar está Entalula Beach, uma praia isolada na região de Palawan, nas Filipinas, acessível apenas de barco. Em seguida, mais uma atração asiática – Bang Bao Beach, na ilha tailandesa de Koh Kood, próxima a uma vila de pescadores e com oferta de frutos do mar em pequenos e simpáticos comércios locais.
Crédito: Shutterstock