Com pouco mais de 7 mil habitantes e longe dos holofotes do noticiário nacional, o pacato município de Guajeru, no sudoeste da Bahia, conquistou um feito raro: foi a única cidade do Nordeste a levar um troféu na quinta edição do Prêmio Band Cidades Excelentes. O reconhecimento veio na categoria Saúde e Bem-Estar, entre municípios com até 30 mil moradores, e foi entregue na segunda-feira (15), em cerimônia realizada no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).
A premiação destaca as melhores gestões públicas do país e, no caso de Guajeru, chama atenção justamente pelo contraste entre o tamanho do município e o alcance do resultado. Em meio a cidades maiores e mais conhecidas, o pequeno município baiano se sobressaiu ao apresentar bons indicadores na área da saúde.
A avaliação para o prêmio é feita com base no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza inteligência artificial para analisar o desempenho das cidades a partir de 72 indicadores. Os dados estão organizados em seis áreas, como Governança, Educação, Saúde, Infraestrutura, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico, oferecendo um retrato amplo da gestão pública municipal.
Além das categorias específicas, o prêmio também elege a chamada Cidade Excelente, a partir da consolidação de todos os critérios avaliados. Os vencedores são definidos em cinco faixas populacionais, que vão de cidades com até 30 mil habitantes até metrópoles acima de 500 mil e capitais. Os troféus principais são assinados pelo artista plástico Yutaka Toyota, nome de destaque no cenário internacional.
Foto: Reprodução


