Quem nunca ficou com saudade de um acarajé, moqueca ou bolinho de estudante quando está longe da Bahia? Agora, imagine estar do outro lado do mundo, na Austrália, e ainda assim conseguir matar essa saudade. É exatamente o que proporciona a chef baiana Taty Albano, que mora em Sydney há quase 10 anos e decidiu levar o sabor e a cultura da Bahia para os australianos.
No comando do restaurante chamado Bahia, Taty mantém a autenticidade dos pratos, usando até mesmo panelas de barro trazidas da Feira de São Joaquim. O cardápio é uma verdadeira homenagem à culinária baiana, com opções que vão desde moquecas até rabada e sarapatel. “Sempre procuro manter a originalidade, tanto nos ingredientes quanto na forma de servir. É uma forma de fazer as pessoas se sentirem mais perto de casa”, conta a chef, que também realiza festivais gastronômicos e culturais.
O sucesso é tanto que o restaurante recebe 400 pessoas por mês, faturando cerca de 400 mil dólares australianos por ano. E o público é variado: além dos brasileiros que moram na Austrália, o Bahia também atrai australianos e turistas curiosos para experimentar o sabor do dendê. Com uma equipe diversa e uma linha de produtos de culinária baiana a caminho, Taty continua espalhando o axé da Bahia pelo mundo. Quer saber mais? Leia a matéria completa, escrita por Priscila Natividade, no jornal Correio.