Faltam pouco mais de duas semanas para a cerimônia do Oscar, que acontece no dia 2 de março. De lá para cá, a produção brasileira Ainda Estou Aqui não só vem fazendo história com as indicações a Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz e Melhor Filme, mas também já garantiu para o Brasil o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama para Fernanda Torres.
Recentemente, o longa conquistou ainda a estatueta do Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano e o prêmio do público no Festival de Cinema de Roterdã, na Holanda.
Antes da tão esperada noite do Oscar, o filme dirigido por Walter Salles já concorreu a outras 10 premiações e festivais, com chances reais de conquistar ainda o Latino Entertainment Film Awards, que acontece nesta segunda-feira.
Ainda Estou Aqui já atraiu mais de 4,1 milhões de espectadores aos cinemas do país desde sua estreia, em novembro do ano passado, e se tornou a quinta maior bilheteria do cinema nacional, após atingir a marca de R$ 85,41 milhões. Além disso, alcançou a posição de segundo filme mais visto no fim de semana nos EUA.
A votação final para o Oscar termina na terça-feira (18). Após 26 anos de ausência, o Brasil é representado pelo filme que pode trazer um prêmio inédito para o país. Não há como negar que a busca incansável de Eunice Paiva por respostas sobre o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, contada através das memórias no livro de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva, ultrapassou fronteiras internacionais e chegou a um lugar onde antes parecia impossível.
Mas, para os críticos da Academia, o que define quem será o vencedor da categoria principal da grande noite do cinema? Após a seleção dos indicados, todos os membros ativos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas podem votar em todas as categorias.
Ainda Estou Aqui concorre à categoria de Melhor Filme junto com Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte 2, Emilia Pérez, Nickel Boys e A Substância.
No processo de seleção dos vencedores, os votantes classificam os indicados a Melhor Filme de 1 a 10, do favorito ao menos favorito. O vencedor será o filme que receber 50% ou mais dos votos.
Em Salvador, Ainda Estou Aqui tem sessões no UCI Shopping Barra, Cine Glauber Rocha, Sala de Arte do Cinema da UFBA, Cineflix Bela Vista, UCI Shopping da Bahia, Cinemark e UCI Shopping Paralela. Confira os horários diretamente nas salas de cinema.