Santa Bárbara, uma das santas mais veneradas no Brasil, Iansã no sincretismo religioso e conhecida como protetora contra tempestades e trovões, terá os festejos iniciados nesta segunda-feira, 1º. O tríduo preparatório acontece até quarta, 3, com a reza do Santo Terço, às 17h, e Santa Missa, às 18h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro Histórico de Salvador.
O auge das homenagens será na quinta, 4. A programação terá início às 6h, com a Alvorada de Fogos, seguida pela tradicional Salva dos Clarins, às 7h. Às 8h, será celebrada a Santa Missa campal, seguida de procissão que sairá da Igreja do Rosário dos Pretos, passará pelas ruas Gregório de Mattos, João de Deus, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Ladeira da Praça.
Ao chegar ao Corpo de Bombeiros, na Barroquinha, os devotos farão uma parada para homenagear a padroeira da corporação e, depois, seguirão para a Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e Pelourinho até retornar à Igreja. À tarde, às 15h, haverá apresentação cultural, reforçando a integração entre fé, tradição e arte.
Pela Igreja Católica, o tema deste ano é “Com Santa Bárbara, de fronte erguida e rosto sereno, testemunhamos Jesus Cristo, nossa Esperança”. A festa promete o tradicional mar de gente vermelho pelo Centro Histórico, reunindo católicos e candomblecistas.


