No mês de outubro, os aeroportos brasileiros bateram recorde no número de passageiros, ultrapassando a marca de 10 milhões de pessoas, um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Reflexo do aquecimento do turismo, esse fator também impactou o aeroporto de Salvador, que anunciou a chegada de novos voos da Aerolíneas Argentinas a partir de janeiro de 2025. Semanalmente, 11 embarques ocorrerão na capital baiana com destino a Buenos Aires e Córdoba.
A medida acompanha o aumento no fluxo de passageiros em todo o país, que atingiu, no acumulado do ano, 97,5 milhões de pessoas transportadas no mercado doméstico e internacional. Este ano, o mês de outubro registrou uma alta de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, com 2,1 milhões de passageiros internacionais.
Os novos voos para Buenos Aires serão operados às quartas, quintas e sábados, durante toda a alta temporada de verão, até 1º de março. As passagens já estão disponíveis para compra no site da companhia aérea. Além dos voos para a capital argentina, a Aerolíneas também operará uma rota entre Salvador e Córdoba.
Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, os novos voos são resultado de um trabalho contínuo de valorização do destino. “Conquistamos 19 voos da América do Sul, partindo da Argentina, Chile e Uruguai para Salvador, a maior movimentação do Nordeste na alta temporada, além das rotas entre a Argentina e Porto Seguro. A meta é ampliar a liderança da Bahia na região no desembarque de turistas estrangeiros”, afirmou.
Marcus Campos, gerente de Marketing e Promoção Aérea do Salvador Bahia Airport, destaca que a infraestrutura do terminal e as constantes negociações entre a companhia aérea, o aeroporto e o governo do estado foram fundamentais para essa conquista. “Registramos um aumento de mais de 35% no número de passageiros argentinos desembarcando em Salvador apenas em 2024, consolidando o papel estratégico do aeroporto nesse fluxo e no protagonismo da Bahia na recepção de estrangeiros no Nordeste”, reforça.